Qual é o perfil do seu candidato?

Rafael K
4 min readJun 30, 2020

Em quem você votou em 2018? Ficou em dúvida né? De acordo com uma pesquisa feita com 5.003 pessoas pela Exame no ano de 2018, você não é o único. Desta amostra, 79% alegaram que não lembram do candidato escolhido para o congresso. Preocupante não é mesmo? Pois é, nós também pensamos o mesmo, não é fácil acompanhar a atuação dos políticos após eleitos.

Acreditamos que a forma de fazer política deveria ser diferente; política é algo que se pratica diariamente. Uma das reflexões que trazemos é: com que frequência você acompanha o candidato em quem votou?

Atualmente, ainda carecemos de maneiras mais intuitivas de acompanhar a atuação de cada político e temos justamente esse objetivo: trazer informações para ajudá-lo na tomada de decisão para um próximo exercício da cidadania.

Um pouco de contexto

Em 2009 foi sancionada a Lei da Transparência que obriga a União, os Estados e os municípios a divulgarem na internet seus gastos administrativos em tempo real. Esta lei permite ao cidadão comum ter acesso a estes dados de uma forma transparente e “simples”. O problema é que não é tão simples assim.

Hoje existem diversos projetos que visam facilitar o acesso consolidado a essas informações, de modo que o cidadão consiga ter um melhor entendimento do funcionamento da máquina pública e seus atores. Alguns projetos desenvolvidos, tais como a Operação Serenata de Amor (gastos de gabinete) e a Parlametria (participação nas votações), versam sobre a atuação individual de cada político.

Mas como podemos analisar e entender a atuação de um político como um todo?

Como podemos ajudar

Uma boa prática para entender comportamentos individuais é analisar o grupo ao qual um indivíduo está inserido e compartilha características semelhantes. Complicou? Sim, eu sei. Mas calma que a gente te ajuda.

Para descomplicar, gostaríamos de fazer uma analogia. Como poderíamos classificar gêneros musicais somente ouvindo suas respectivas músicas? Uma possibilidade seria comparar suas características: batidas por minuto, instrumentação, estrutura, contextualização (local de interpretação, contextualização geográfica e/ou cronológica), tipo de texto, entre diversas outras características.

Se coçar parece uma característica comum aos animais acima
Se coçar parece uma ação frequente entre esses animais

Em nosso caso, identificaremos os perfis de atuação dos parlamentares no âmbito federal (deputados e senadores) de modo a sintetizar ao eleitor como é a atuação de um determinado parlamentar, isto é: como o político eleito utiliza o mandato conferido pelo eleitor.

Por atuação parlamentar, queremos dizer o que caracteriza a atuação do mesmo no ambiente do Congresso Nacional, para além de eventuais posicionamentos ou inclinações políticas. Um dos possíveis resultados disso é a possibilidade de identificar, por exemplo, aquele candidato que “fala muito mas faz pouco”.

Desenho da solução

Para a construção dessa solução, vamos utilizar técnicas de clusterização para entendermos quais são os diferentes perfis de atuação no âmbito político.

Para que haja essa clusterização, pretendemos agregar informações públicas tais como:

  • Perfil sócio-econômico do político
  • Perfil sócio-econômico do seu eleitorado
  • Caracterização de sua atuação legislativa, de acordo com o DIAP
  • Grau de relevância de atuação, de acordo com o DIAP
  • O volume e tipo de uso de sua verba parlamentar
  • Assiduidade
  • Produção legislativa (projetos)
  • Gastos de gabinete
  • Número de menções nas redes sociais

Identificados os perfis e seus participantes, disponibilizaremos os resultados em uma página web para que seja possível ao eleitor entender quais são os perfis de atuação existentes, quais políticos se encaixam em cada perfil e os detalhes que justificam essa classificação.

Fontes de informação

Em princípio, utilizaremos as seguintes fontes de informação:

Tribunal Superior Eleitoral (TSE)

  • Perfil sócio-econômico dos políticos eleitos
  • Mapas de votação com a distribuição geográfica dos votos
  • Partido no momento da eleição

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)

  • Perfil sócio-econômico dos eleitores de cada político

Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP)

  • Perfil de atuação parlamentar
  • Indicador de relevância no processo parlamentar

Portal Brasileiro de Dados Abertos

  • Projetos — apresentados/aprovados
  • Gastos de cota parlamentar
  • Assiduidade

Operação Serenata de Amor

  • Gastos de cota parlamentar

Redes sociais diversas (Twitter, Instagram e/ou Facebook)

  • Volume de menções

Concluindo

Apesar da gradual disponibilização de dados sobre a administração pública, para muitos brasileiros como nós a dificuldade em avaliar um candidato ainda persiste. É nesse contexto que o nosso projeto nasce, visando simplificar as extensas e dispersas bases de dados, resultando assim em dados de qualidade e de fácil entendimento.

Acreditamos que tomar decisões melhores envolve ter informações melhores. Pois bem, sendo assim, que nos armemos com os melhores instrumentos disponíveis, afinal de contas, é nossa própria representatividade que está em jogo.

--

--